Prefeitura Municipal de Paulo Afonso - Bahia





Voltar

Complexo Hidrelétrico

Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco Complexo Hidrelétrico do São Francisco

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf - iniciou a construção de suas usinas em Paulo Afonso no ano de 1949. Hoje, estão instaladas na região, num raio de 4 km, 5 grandes hidrelétricas, a Usina Apolônio Sales, na divisa de Paulo Afonso-BA e Delmiro Gouveia-AL e as Usinas Paulo Afonso, I, II, III e IV que produzem 4.300 MW de energia elétrica. Somadas às usinas Luiz Gonzaga, em Petrolândia e Xingó, na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas, o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é responsável por 83,4% de toda a energia produzida pela Chesf, que é de 10,7 MW. A Usina PA.IV, que produz 2,462 MW, possui uma das maiores cavernas do mundo. Tem 210 metros de extensão, 24 de largura, 55 de altura. Para o funcionamento das usinas foram construídas grandes barragens que formam imensos lagos região. A Barragem de Moxotó, com 1 bilhão de m³ de água que alimenta a Usina Apolônio Sales. Dela sai um canal para a Barragem da Usina Paulo Afonso IV. O canal criou a Ilha de Paulo Afonso.

No passeio no Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, lagos, quedas d`água, vegetação nativa, pontes estreitas e flores, muitas flores.



Todos os direitos reservados.
Av. Apolônio Sales, 925 - Centro - Paulo Afonso-BA - CEP: 48608-901
Fone: (75) 3281-3011